Pavê de chocolate fácil

 Pavê de chocolate fácil

Pavê de chocolate fácil

 Testada por Jaqueline Souzaatualizada em 25/12/2024
 12 porções
 200min
5.0 de 5 (38)

Depois dessa receita, você ficará responsável pela sobremesa das festas. O pavê de chocolate combina dois recheios muito fáceis de preparar: um creme branco, com essência de baunilha, e uma ganache de chocolate. Evite molhar as bolachas em excesso, assim, elas não perderão a textura.

ingredientes para o creme

ingredientes para a ganache

ingredientes para a montagem

Publicidade

Modo de preparo

 10min
tempo de preparo
 10min
tempo de fogo/forno
  1. Uma bancada com os ingredientes separados.

    Receiteria

    Separe os ingredientes para preparar o pavê de chocolate fácil, uma receita que acompanha os melhores momentos em família;
  2. Uma panela contendo a mistura de leite condensado, amido de milho, gema, leite, creme de leite e essência de baunilha.

    Receiteria

    Para o creme, em uma panela fora do fogo, coloque o leite condensado e o amido de milho. Com um batedor de arame ou espátula, misture até dissolver bem o amido. Acrescente a gema, o leite, o creme de leite e a essência de baunilha. Mexa até os ingredientes incorporarem;
  3. Um recipiente contendo creme branco coberto com plástico.

    Receiteria

    Leve a panela ao fogo médio e mexa sem parar até o creme começar a ferver e engrossar (cerca de 5 a 8 minutos) - o creme vai encorpar e começar a soltar do fundo da panela. Desligue o fogo, transfira para um recipiente e deixe esfriar;
  4. Um recipiente contendo ganache de chocolate.

    Receiteria

    Para a ganache, pique o chocolate e coloque em um recipiente. Derreta em banho-maria ou no micro-ondas, de 30 em 30 segundos, mexendo nos intervalos. Assim que derreter completamente, adicione o creme de leite e mexa até incorporar e formar a ganache;
  5. Um recipiente contendo leite.

    Receiteria

    Para a montagem, coloque o leite em um prato fundo e molhe as bolachas rapidamente, para que não fiquem muito úmidas e moles;
  6. Um refratário forrado com bolachas maizenas.

    Receiteria

    Faça uma camada de bolachas em um refratário (23 cm x 16,5 cm x 8,5 cm), forrando todo o fundo - se precisar, quebre algumas bolachas para encaixar corretamente;
  7. Um refratário forrado com bolachas maizenas cobertas com creme branco.

    Receiteria

    Despeje uma camada de creme branco por cima das bolachas. Use uma espátula ou colher para deixar a camada uniforme;
  8. Um refratário forrado com bolachas maizenas cobertas com creme branco.

    Receiteria

    Repita as camadas de bolacha e creme branco até os ingredientes acabarem, finalizando com a camada de creme branco;
  9. Um refratário contendo pavê de chocolate.

    Receiteria

    Por fim, espalhe a ganache por cima do pavê. Leve à geladeira por, pelo menos, 3 horas. Assim que gelar, sirva e aproveite!

Publicidade

Origem do pavê brasileiro

É pavê ou pacumê? É difícil uma família brasileira que nunca tenha escutado essa piadinha em uma ceia de Natal, almoço de domingo ou outra celebração. A sobremesa tradicional brasileira possui fama internacional, inclusive já apareceu em vários rankings gastronômicos entre as melhores sobremesas do mundo.

O nome pavê é uma derivação da palavra francesa “pavage”, que significa pavimentar – uma montagem de pedras e concretos que formam camadas. A montagem da sobremesa lembra as camadas de um pavimento, por isso o nome.

Embora o nome tenha uma inspiração eroupeia, o pavê é brasileiro. Tradicionalmente, a sobremesa é composta por uma base de biscoitos intercalados com creme ou mousses. Há diversas variações de sabores – o pavê de chocolate é um dos mais populares, entretanto também há de abacaxi, morango, limão, leite ninho, paçoca, doce de leite, nozes etc.

Como não errar no ponto do pavê de chocolate fácil?

A receita desse pavê de chocolate é muito fácil. Se você seguir o passo a passo certinho, não tem erro! Entretanto, é claro que queremos que a nossa sobremesa sempre fique com as camadas bem definidas e uma textura agradável ao paladar. Quando isso não acontece, algo deu errado. Os principais erros acontecem no processo de montagem e no preparo dos cremes, porém podem ser evitados com as dicas abaixo:

Não umedeça o biscoito em excesso

Se você mergulhar o biscoito no leite, ele ficará encharcado e há grandes chances do pavê se transformar em uma sopa doce, perdendo toda a textura das camadas. O ideal é molhar levemente, apenas para umedecer, ou não molhar.

Se estiver usando um creme mais líquido, nem precisa molhar o biscoito, pois ele absorverá a umidade do recheio. Caso esteja usando um recheio mais durinho (como o creme que utilizamos neste preparo) o biscoito não absorverá muita umidade, por isso, recomendamos umedecê-lo – porém, sempre com cautela.

Fique de olho no recheio

Nunca monte o pavê com o recheio quente. A alta temperatura (ou até mesmo a temperatura morna) vai amolecer o biscoito rapidamente, ocasionando um excesso de umidade. Coloque em uma travessa e deixe esfriar em temperatura ambiente ou leve à geladeira por alguns minutos.

Não recomendamos a deixar o recheio muito líquido, pois ele também vai umedecer o biscoito em excesso. O ideal é preparar um recheio encorpado, fácil de manusear com a colher. Se achar que o creme está muito líquido, cozinhe-o por mais alguns minutos.

Caso cozinhar o creme por mais tempo não resolva, em um recipiente, dissolva um pouquinho de amido de milho em água ou leite – adicione a mistura à panela aos poucos (cuidado para não exagerar), mexendo sempre, até chegar à consistência desejada. Lembre-se que a maioria dos recheios dá uma engrossada após enfriar.

Qual é o melhor biscoito para fazer pavê?

Para escolher o melhor biscoito para fazer pavê, é preciso considerar alguns pontos: preferência; quanto você quer gastar; sabor; e textura. Com isso em mente, selecionamos os 4 biscoitos mais populares e recomendados para a preparação dessa sobremesa. São eles:

Biscoito de maisena: essa é a opção mais popular no dia a dia. Após umedecido levemente, tende a manter sua estrutura, ganhando um pouco de maciez. Possui um sabor suave que combina muito com recheios doces, como de chocolate e doce de leite. Além disso, é a opção mais barata nos supermercados.

Biscoito de coco: o biscoito de coco é bem parecido com o de maisena, inclusive o preço e a textura. A grande diferença está no sabor. Cuidado para não comprar rosquinha de coco (procure pelo biscoito tradicional retangular, que possui o mesmo formato do biscoito de maisena, porém é saborizado artificialmente). Seu sabor combina muito com um recheio tropical, por exemplo, de abacaxi. Também vai muito bem em um pavê de prestígio.

Biscoito champagne: o biscoito champagne é muito usado no pavê da ceia de Natal (uma vez que ele é popular nessa época do ano). Ele é mais docinho que o biscoito maisena, por isso combina com recheios de fruta, como maracujá, limão e pêssego. Fica uma delícia com nozes. Sua textura é mais esponjosa e absorve mais líquido (cuidado para não umedecer em excesso). O preço costuma ser mais caro.

Biscoito recheado: há uma grande variedade, porém o mais usado é o biscoito recheado com chocolate. Você pode montar a base apenas com o biscoito e incorporar o recheio ao creme do pavê. Você pode triturar os biscoitos grosseiramente para montar as camadas. É uma ótima opção para fazer pavês específicos, como pavê de oreo.

Escolha o biscoito de acordo com a sua preferência. Para esse pavê de chocolate fácil, utilizamos o biscoito de maisena – aprovamos tanto o equilíbrio de sabor quanto a textura. Também já fizemos um pavê de biscoito champagne que ficou simplesmente delicioso. Vale a pena conferir!

Dicas para deixar o pavê de chocolate fácil ainda mais saboroso

Conquistar a fama de quem faz o melhor pavê da família, não é uma tarefa fácil. Entretanto, com as dicas do Receiteria, você vai ganhar esse título bem rapidinho e todo mundo vai te pedir a receita do pavê (pode compartilhar o link no grupo da família). Confira abaixo:

Molhe o biscoito em conhaque: o creme branco e a ganache combinam muito com o sabor de conhaque. Você pode molhar o biscoito diretamente na bebida, ou preparar uma misturinha de leite com conhaque. Atenção – faça isso se o pavê for servido apenas para maiores de 18 anos.

Molhe o biscoito em café forte: o sabor do café também combina muito com chocolate, inclusive ajuda a equilibrar o doce da sobremesa. Basta molhar os biscoitos em um café bem forte. Outra opção é usar licor de café ou amarula.

Adicione 1 dose de rum ao recheio: acrescente a dose de rum na ganache ou no creme. Cuidado para não exagerar, pois o sabor pode ficar muito exagerado. Use entre 1/2 e 1 dose, não mais que isso. O recheio ganha um toque caramelo.

Adicione nozes ao creme branco: as nozes são muitos populares nas sobremesas de Natal. Para adicioná-las ao creme branco, dê uma leve triturada e misture ao recheio já pronto. O pavê ganha uma camada extra de textura. Guarde algumas para a decoração.

Experimente outros recheios: você pode substituir o creme branco por um recheio de brigadeiro – e terá um pavê bem chocolatudo. Também vale substituir por uma mousse de maracujá, que combina muito com a ganache de chocolate. Com uma mousse de morango e ganache de chocolate, você tem um pavê sensação.

É pavê e pacumê, sim!! Com essas dicas, você terá uma sobremesa tão bonita quanto gostosa. Lembre-se que o pavê precisa de um bom tempo na geladeira. Se possível, prepare a noite para servir no dia seguinte – a textura e o sabor ficam ainda mais acentuados. Aproveite para conferir outras receitas de sobremesa de Natal. Há várias opções clássicas, como pudim, rabanada, salada de frutas etc.

Postar um comentário

0 Comentários